O Digital mudou a forma de comunicar. Com um pouco mais de 5 mil milhões de pessoas online (64% da população mundial) em todas as redes sociais, estes ecossistemas tornaram-se no primeiro ponto de contacto e de amplificação da mensagem para todos os clubes de futebol ou de outra modalidade.
Um bom exemplo é o do Tiktok que quando chegou à Europa em 2019 queria juntar o máximo de audiências possível na sua plataforma para imediatamente começar a gerar negócio. A forma mais rápida de o conseguir era através da presença dos clubes de futebol e dos seus adeptos. Caso o SL Benfica estivesse no Tiktok, os seus 6 milhões de adeptos podiam ir também, tal como os adeptos do Real Madrid, FC Barcelona, Manchester United. Na realidade, à data, o Tiktok não tinha poder económico para passar um cheque a todos os clubes da Europa, tinha capacidade para investir em apenas um.
Qual o clube mais credível, sem dívidas, gerido com punho de ferro e que caso entrasse no Tiktok na Europa, em parceria com a plataforma, captaria a atenção de todos os outros? Bayern Munique. Em 2019 fizeram essa parceria e todos os outros foram logo atrás.
Este caso mostra como o futebol é um motor das Redes sociais. Sem futebol, as redes sociais não têm o mesmo impacto e temos de saber usar isso a nosso favor.
O Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, Threads) é a plataforma com a maior audiência no mundo inteiro. Só em Portugal são perto de 9 milhões de utilizadores, no Brasil são 185 milhões, em Espanha um total de 35 milhões, etc..
Nos últimos 4 anos, mesmo com toda esta evolução no Digital, o SL Benfica é o clube, em Portugal, que menos anúncios criou. Uma situação incompreensível. O mais ativo é o Sporting CP que lançou 320 anúncios em 4 anos e neste momento, altura que se escreve este artigo, tem 26 ativos. O FC Porto lançou 270 e neste momento tem 13 ativos. Até o SC Braga supera o nosso clube, tendo lançado 230 anúncios, dos quais 12 estão neste momento ativos.
O SL Benfica lançou 120 e neste momento, Agosto 2025, tem 5 ativos e todos sobre o Museu Cosme Damião e Visitas ao Estádio (em Julho tinha zero).
O que significa isto?
Que o potencial e o poder do Digital não está a ser capitalizado. A audiência Benfiquista é global e podemos ver esses dados diretamente na plataforma:
Em Espanha encontramos 2,2 milhões de pessoas interessadas diretamente no SL Benfica. No Brasil são 5,4 milhões. Nos Estados Unidos um total de 3,4 milhões. E em França são 1,1 milhões. Tudo isto, apenas na plataforma Meta. Se mudarmos para uma plataforma totalmente pensada para entretenimento como o Tiktok, onde no Top 200 existem apenas 17 marcas e 14 são de desporto, grande maioria clubes, ligas e competições de futebol, concluímos assim que é necessário olhar de forma totalmente profissional e de negócio, algo que não está a ser feito neste momento. O negócio é 360º e global e deve ser pensado dessa forma, ou seja, de forma profissionalizada.
Como o fazer? Esta é sempre a pergunta que se coloca quando alguém apresenta uma nova ideia ou uma nova proposta.
O “Como” é, de certa forma, simples: Profissionalizando a comunicação Digital.
Deverá haver foco no negócio Digital. Com diretores, profissionais e equipas que pensem e executem o lado Digital de forma profissional. Com uma estratégia bem definida, com objetivos muito diretos e pragmáticos onde o retorno financeiro tem de ser colocado sempre em primeiro lugar.
Em 2025, o número de fãs não é o mais importante, importante é o que conseguimos criar com a Comunidade construída nos últimos 15 anos. O mais importante é o retorno que é possível ter com um activo tão forte chamado SL Benfica, seja em produtos ou em serviços diretamente ligados à marca Benfica.
Com algum investimento, tendo como base a audiência criada desde 2009, é fácil chegar aos potenciais clientes do SL Benfica no Digital. O superpoder da segmentação e o superpoder da marca Benfica, juntos, conseguem esse retorno financeiro.
Existe o conteúdo, existe o produto, existe a Audiência, com as pessoas certas e de forma profissionalizada, a marca Benfica será Global e com retorno financeiro Digital. É um enorme mundo por explorar e o Benfica, como nas restantes áreas onde está presente, tem de liderar, com os melhores profissionais e com o melhor conteúdo.