Comunicado
Realiza-se no próximo sábado dia 27 de setembro a AG para votação do regulamento eleitoral proposto pela Direção.
A Mesa da Assembleia-Geral emitiu ontem um comunicado no qual confirmou a contratação da Multicert, empresa do grupo SIBS para acompanhar o ato eleitoral e implementar os processos necessários à sua auditabilidade.
Trata-se de uma empresa com preparação, reconhecimento e credibilidade inquestionáveis cuja contratação aplaudimos.
O comunicado transmite informação importante sobre a organização do processo de voto físico, sobre o caderno eleitoral e a contagem de votos entre outros pontos, mas não se pronuncia sobre todos os aspetos relevantes do ato eleitoral em que a Multicert terá um papel determinante, com destaque para o voto eletrónico. Segundo a informação de que dispomos a Multicert concebeu um procedimento que garante o exercício desta modalidade de voto em cumprimento rigoroso de todas exigências dos novos Estatutos que vão reger as eleições de dia 25.
É fundamental que os sócios conheçam a fundo os detalhes desta solução e da totalidade dos procedimentos de implementação das propostas do Regulamento, de modo a que votem de forma consciente e esclarecida, livres das diversas manipulações que têm vindo a lume sobre esta matéria.
Neste sentido, iremos requerer ainda hoje ao PMAG a presença na AG de representantes da Multicert para responder a questões dos sócios e prestar esclarecimentos. Estamos convictos que a transparência e informação permitem esvaziar objeções infundadas e taticistas ao voto eletrónico – aquele que reconhecidamente possibilita a melhor cobertura da votação dos sócios que se encontram fora do território continental – e que contribuem para a formação de consensos relativamente ao processo eleitoral.