Lisboa, 13 de Setembro de 2025 – João Frederico Franco será candidato da lista “Benfica no Sangue” a vice-presidente nas próximas eleições do Sport Lisboa e Benfica, tendo sido escolhido por Martim Mayer para supervisionar a área financeira do clube. Com 25 anos de experiência em Banca de Investimento, destaca-se a sua participação na operação de Oferta Pública de Venda da Benfica SAD, do lado do BES Investimento, na qual assessorou os órgãos sociais em reuniões estratégicas com potenciais investidores e participou no roadshow internacional realizado em Paris, Genebra e Newark, pelo que conhece com grande profundidade todo o processo de criação da SAD do clube.
“É para mim uma honra aceitar o convite para ser candidato a vice-presidente com o pelouro da área financeira do Sport Lisboa e Benfica da lista “Benfica no Sangue” liderada por Martim Borges Coutinho Mayer. Tive o privilégio de participar na criação da SAD em 2002, um momento decisivo para o Clube, e sinto-me muito motivado por ter agora a oportunidade para servir o Benfica.
A indústria do futebol atravessa atualmente um período de grande mutação, e acredito que a minha experiência de 25 anos em banca de investimento irá contribuir para reforçar a solidez financeira do Clube. Comprometo-me a trabalhar com dedicação e rigor, apoiando a gestão estratégica e os objetivos desportivos e institucionais. É para mim uma oportunidade única de contribuir para o crescimento sustentável e o futuro de excelência do Sport Lisboa e Benfica.”, refere o candidato a Vice-Presidente.
João Frederico Franco construiu uma carreira sólida e diversificada no setor financeiro, com mais de 25 anos de experiência, dedicando-se maioritariamente à banca de investimento. Iniciou a sua trajetória profissional em 1997 na Espírito Santo Dealer e, pouco depois, integrou o departamento de Mercado de Capitais do BES Investimento, à data o maior banco de investimentos em Portugal. Durante este período, esteve envolvido em diversas operações de mercado, entre elas a OPV da Benfica SAD, como referido.
Em 2002, decidiu dar um novo rumo à sua carreira e com um forte espírito empreendedor ingressou num Family Ofice, onde, durante cinco anos, implementou e desenvolveu um Fundo Privado de diferentes empresas, sendo responsável pela coordenação geral e controlling financeiro das mesmas. Em 2007, regressou ao BES Investimento para integrar a área de Gestão de Ativos, assumindo a responsabilidade pela gestão das empresas cotadas do sul da Europa (Portugal, Espanha e Itália). Entre 2010 e 2013, esteve sediado em Madrid, aprofundando a sua experiência internacional.
Já em 2020 participou na criação de um novo departamento, Corporate Solutions, tendo como missão estabelecer a ligação entre as diferentes áreas do banco e as necessidades estratégicas dos clientes. Mais recentemente, assumiu funções no Departamento de Tesouraria, sendo responsável pelas relações institucionais com outros bancos e instituições financeiras.
Natural de Lisboa, João Frederico Franco formou-se no Instituto Superior de Gestão em 1997, frequentou um curso de Portfolio Management no New York Institute of Finance e obteve uma especialização em Corporate Finance pelo CEMAF/ISCTE. Ao longo da sua carreira, tem marcado presença em diversas conferências e fóruns internacionais organizados pelos principais bancos de investimento mundiais, reforçando a sua posição como um profissional experiente e atualizado no setor financeiro.
“Pelo seu perfil, pela sua experiência, pela sua idoneidade, é a pessoa melhor preparada para assumir este cargo. O seu conhecimento tecnico e relacoes com as instituicoes financeiras nacionais e internacionais é fundamental para uma área-chave do clube, onde é crítico otimizar custos e, em paralelo, estabelecer estruturas de financiamento associadas a novas formas de receitas, que permitam ao clube plena liberdade para a tomada das melhores decisões desportivas", salienta Martim Mayer.